sexta-feira, 11 de abril de 2008

Encontro com Ilustradora Danuta Wojcichowska

A EB 2,3 DE CARREGOSA, TEVE A OPORTUNIDADE DE “VIVER” A AVENTURA DO MUNDO DA ILUSTRAÇÃO DOS LIVROS INFANTO-JUVENIS

Esta ilustradora elucidou os alunos do 4º, 5º e 7º anos sobre as partes principais de um livro, capa, contracapa, lombada, badanas … assim como do processo de ilustração de um livro que, para além de utilizar ferramentas como lápis, cores, papel, computador, faz uso sobretudo de muita imaginação. Além disso, não dispensa um diálogo permanente com o autor da obra que se está a ilustrar no momento.
Os livros utilizados para explicar a técnica da ilustração foram “Ynari, a menina das cinco tranças”, cujo autor é Ondjaki e “O gato e o escuro”, de Mia Couto.
Os alunos do 4º ano leram a primeira das obras durante o segundo período, no âmbito do Plano Nacional da Leitura. No entanto sabiam ainda recontar muitos dos pormenores da história que trata de uma menina, que para conseguir fazer com que cinco aldeias africanas acabassem com a guerra, se vai desfazendo de cada uma das cinco tranças.
A ilustradora fez um paralelo do cenário vivido pela Ynari com o da sua família, cujo pai, polaco, teve de ir com a sua família para o Canadá, na altura da II Guerra Mundial. A sua vida repartiu-se pelo Canadá e Suiça, país originário de sua mãe, acabando por vir viver para Portugal devido ao seu casamento com um português.
No caso da segunda obra a temática foca o medo como um sentimento que, embora no caso concreto dissesse respeito a um gato, pode existir também, em certas situações, dentro de cada um de nós.
Para além desses temas a ilustradora abordou a interculturalidade, por ser o seu Ano Europeu e, porque segundo ela, na maioria das escolas que visita, existem cada vez mais alunos de diferentes culturas, o que, se por um lado, é um obstáculo para a compreensão dos hábitos e costumes de cada um, por outro, pode ser enriquecedor pela via da partilha e da permuta de informações sobre os diferentes modos de viver e de encarar a vida no seu todo.
É de referir que esta actividade foi preparada em conjunto pelas coordenadoras da Biblioteca da EB 2,3 de Carregosa, Graça Figueiredo e biblioteca Cândida Reis, da EB 2,3 Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães, Isabel Pardal. Essa parceria foi mais notória na realização de “cocas”, cujo design gráfico foi da autoria do professor Paulo Monteiro, da escola nomeada em segundo lugar.
Depois de distribuídos nas salas de aula, os alunos puderam responder às perguntas sobre as obras lidas e, assim, recordar alguns episódios das mesmas.
Agradece-se a disponibilidade da ilustradora se deslocar de Lisboa até ao nosso concelho de Oliveira de Azeméis, à presença do director do Cenforaz, Dr. José Rosa, no referido encontro, e ao seu apoio na prontidão com que nos forneceu o material necessário (cartazes e cocas).

Sem comentários: