Como já vem sido hábito, esta iniciativa faz parte do Plano de Actividades da Biblioteca Escolar da EB 2,3 de Carregosa, como forma de promover o livro e a leitura em todo o Agrupamento.
É por isso que a sua coordenadora, Graça Figueiredo, diligencia para que as crianças dos Jardins-de-Infância e das escolas do 1º ciclo, deste Agrupamento, se possam deslocar à escola-sede para participar numa actividade que vai já na sua sexta edição. No entanto, apesar dos seus esforços, não conseguiu que a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis disponibilizasse transporte para esse efeito.
Consequentemente a Feira do Livro teve que se realizar em duas fases: uma na EB 1 de Pindelo, no espaço da Biblioteca (em processo de instalação) e outra na EB 2,3 de Carregosa. Mesmo assim, foi graças à boa vontade do Presidente da Junta de Freguesia de Pindelo, na concessão do transporte, que os alunos de Pinhão (Jardim-de-Infância e EB 1) se puderam deslocar à EB 1 de Pindelo. Quanto ao transporte dos alunos de Teamonde e Azagães para a EB 2,3 de Carregosa, a sua concretização deveu-se à resposta positiva do Centro Social de Carregosa que, prontamente, disponibilizou os meios necessários. É de referir que as crianças deste Centro têm sido, ao longo destes anos, assíduos visitantes da nossa Feira do Livro, o que muito nos orgulha, não só pelo seu entusiasmo, mas também pelo facto de muitos deles já se familiarizarem com a “escola dos grandes”, que um dia será, previsivelmente, a deles.
Ao longo do seu decurso, pôde-se constatar que os pequenos leitores foram os participantes mais entusiastas, o que se verificava pelo interesse com que “escolhiam” o seu livro, não descansando enquanto os seus pais não visitassem a feira para adquirir o da sua eleição. Aliás, no dia aberto à comunidade, seis de Dezembro, foram esses os nossos maiores “clientes”, que tiveram o privilégio de ser muito bem recebidos pelos alunos do Curso de Educação e Formação de Panificação e Pastelaria, que serviram a todos os visitantes uma grande variedade de doces e salgados.
Sendo a Feira do Livro uma actividade que envolve um trabalho de preparação com alguma antecedência, para que nada falhe, há ainda que contar com a recepção do material, marcação de preços e, finalmente, verificação do que se vendeu e do que se vai devolver. No entanto, o que move quem está envolvido na mesma, não é propriamente o eventual lucro, mas a satisfação pelos objectivos cumpridos: divulgação de novidades editoriais e captação de mais leitores.
A Coordenadora da Biblioteca agradece desde já a todos os que tornaram possível a realização desta actividade.
Graça Figueiredo
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário