quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ilustrador Tiago Salgueiro

No próximo dia 18 de Fevereiro o ilustrador Tiago Salgueiro visita o nosso agrupamento.
Estão previstas duas sessões de manhã, na escola-sede e duas à tarde, na Biblioteca da EB 1 de Pindelo.
O público-alvo são todas as crianças dos Jardins-de-Infância e algumas turmas do 1º ciclo.
Este evento tem vindo a ser preparado ao longo das últimas semanas pela professora bibliotecária, em articulação com as educadoras e professoras das turmas envolvidas. A maior dificuldade prende-se com o transporte das crianças que, graças à boa vontade do Centro Social e da Junta de Freguesia de Pindelo, está a ser ultrapassada.
Aqui ficam alguns apontamentos sobre o ilustrador/autor:

O seu verdadeiro nome é José Saraiva, nasceu no dia 19/03/1974 é licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto;
• Frequentou a Norwich School of Arts como bolseiro Erasmus.
• Colabora regularmente com diversas editoras na concepção gráfica e ilustração de livros na área infanto-juvenil.
• Foi seleccionado para representar Portugal na lista de honra do IBBY (International Boardon Books for Young People) em 1999 com o livro para crianças O Rebanho perdeu as Asas.
• Entrou em vários concursos e exposições internacionais, trabalha frequentemente com editoras estrangeiros como ilustrador.

• É professor universitário de desenho e ilustração na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) em Matosinhos.
 • Tiago Salgueiro é um pseudónimo utilizado pelo escritor José Saraiva porque é da opinião que não deveria utilizar o nome para como escritor e ilustrador. A escolha do nome deveu-se a: Tiago porque era para ser o seu nome, no entanto como nasceu no dia de S. José a mãe optou por lhe chamar José Saraiva. Salgueiro porque em jovem costumava ver uma série chamada “Ventos no Salgueiro” que o marcou muito na sua adolescência.
• Alguns pontos interessantes da sua vida pessoal: Tem dois filhos, uma menina e um menino e que são a sua maior fonte de inspiração
• A cor preferida é o azul talvez porque é portista.

Sem comentários: