quarta-feira, 23 de maio de 2012

Escrever para diferentes públicos: uma paixão!


Depois do 8º A ter apresentado uma pequena dramatização, inspirada na obra "Miguel contra-ataca", foi com bastante atenção que os alunos do 8º ano escutaram as palavras de Margarida Fonseca Santos. 
A curiosidade dos alunos prendia-se com questões relacionadas com o seu público-alvo, nomeadamente se a escritora preferia escrever para crianças, jovens ou adultos e qual a exigência de cada um. Margarida respondeu dizendo que gostava de escrever para os três tipos de leitores, considerando que as crianças são as que exigem da sua parte um cuidado acrescido, pela importância que as histórias têm no seu desenvolvimento.
Margarida recordou o misto de emoções que caracterizou a publicação do seu primeiro livro: alegria pelo facto em si, à mistura com a tristeza da ausência dos seus pais, por já terem partido...
Quando questionada sobre o seu sentimento quando terminava um livro, Margarida referiu que, embora seja esse o propósito da escrita: escrever para publicar, recomeçando o processo da escrita com um novo projeto, sentia igualmente que era como se tivesse de separar de uma parte de si mesma. É como se a obra criada e o criador (ela própria) fossem uma única entidade. 
Foi bastante enriquecedora a partilha da sua experiência, salientando que nem sempre a primeira escolha, no campo profissional, será a definitiva. Foi o seu caso: a sua paixão pela escrita foi descoberta depois de ter sido professora de formação musical, profissão que abandonou para se dedicar, em exclusividade à escrita. Neste âmbito, para além de escrever, individualmente ou em parceria, dinamiza oficinas de escrita para professores e alunos.
Bem haja, Margarida, por nos ter presenteado com a sua presença!





Sem comentários: