terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Feira do Livro (fotos)

Feira do Livro

Como já vem sido hábito, esta iniciativa faz parte do Plano de Actividades da Biblioteca Escolar da EB 2,3 de Carregosa, como forma de promover o livro e a leitura em todo o Agrupamento.
É por isso que a sua coordenadora, Graça Figueiredo, diligencia para que as crianças dos Jardins-de-Infância e das escolas do 1º ciclo, deste Agrupamento, se possam deslocar à escola-sede para participar numa actividade que vai já na sua sexta edição. No entanto, apesar dos seus esforços, não conseguiu que a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis disponibilizasse transporte para esse efeito.
Consequentemente a Feira do Livro teve que se realizar em duas fases: uma na EB 1 de Pindelo, no espaço da Biblioteca (em processo de instalação) e outra na EB 2,3 de Carregosa. Mesmo assim, foi graças à boa vontade do Presidente da Junta de Freguesia de Pindelo, na concessão do transporte, que os alunos de Pinhão (Jardim-de-Infância e EB 1) se puderam deslocar à EB 1 de Pindelo. Quanto ao transporte dos alunos de Teamonde e Azagães para a EB 2,3 de Carregosa, a sua concretização deveu-se à resposta positiva do Centro Social de Carregosa que, prontamente, disponibilizou os meios necessários. É de referir que as crianças deste Centro têm sido, ao longo destes anos, assíduos visitantes da nossa Feira do Livro, o que muito nos orgulha, não só pelo seu entusiasmo, mas também pelo facto de muitos deles já se familiarizarem com a “escola dos grandes”, que um dia será, previsivelmente, a deles.
Ao longo do seu decurso, pôde-se constatar que os pequenos leitores foram os participantes mais entusiastas, o que se verificava pelo interesse com que “escolhiam” o seu livro, não descansando enquanto os seus pais não visitassem a feira para adquirir o da sua eleição. Aliás, no dia aberto à comunidade, seis de Dezembro, foram esses os nossos maiores “clientes”, que tiveram o privilégio de ser muito bem recebidos pelos alunos do Curso de Educação e Formação de Panificação e Pastelaria, que serviram a todos os visitantes uma grande variedade de doces e salgados.
Sendo a Feira do Livro uma actividade que envolve um trabalho de preparação com alguma antecedência, para que nada falhe, há ainda que contar com a recepção do material, marcação de preços e, finalmente, verificação do que se vendeu e do que se vai devolver. No entanto, o que move quem está envolvido na mesma, não é propriamente o eventual lucro, mas a satisfação pelos objectivos cumpridos: divulgação de novidades editoriais e captação de mais leitores.
A Coordenadora da Biblioteca agradece desde já a todos os que tornaram possível a realização desta actividade.

Graça Figueiredo

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Hora do conto musicada do mês de Outubro

Durante o passado mês, as turmas de 4º e 5º anos fizeram uma visita à BE para assistir a um a "hora do conto musicada" preparada pela nossa equipa, principalmente pela professora de música Celina Pinho, que depois de conhecer a estória "Sábios como camelos", compôs uma pequena música alusiva à mesma. A história foi contada aos alunos pela Coordenadora e AAE da BE e, no final de ouvir a história, os alunos aprenderam a cantar a música. Esta actividade foi um sucesso!!!


sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Ano lectivo 2008/2009

Chegou a altura de iniciar mais um ano lectivo!
Esperemos que seja um ano de esforço, um ano de trabalho, um ano de sucesso...
A equipa da Biblioteca está disponível para te ajudar!!!
BOM TRABALHO!!!!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Fotos do Dia do Ambiente





Dia Mundial do Ambiente

Foi comemorada na biblioteca esta efeméride com uma exposição de "Pegadas Ecológicas" elaboradas pela equipa.
Cada uma destas pegadas continha conselhos para poupança e melhor aproveitamento da energia, acções a tomar para uma melhoria da nossa qualidade de vida em termos ambientais e, ainda, algumas curiosidades ecológicas!
Decorreu, em simultâneo, na nossa biblioteca, uma exposição de trabalhos feitos pelos alunos, na disciplina de Ciências, sobre o aparelho circulatório.

Fotos da Oficina de Cinema e Interculturalidade





Oficina de cinema e Interculturalidade

Esta foi uma actividade promovida pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, tendo como tema principal as diferentes culturas, a sua integração na sociedade em geral e, ainda a discriminação daí resultante.
A equipa da BMFC decidiu, então mostrar estes temas numa perspectiva cinematográfica, tendo, assim, feito uma junção de várias partes de filmes, que depois de visualizada foi discutida e trabalhada.
Esta oficina foi dirigida à turma de CEF Panificação, à qual foi pedido no final que pesquisasse várias características dos diferentes continentes, e que, com esta pesquisa fosse construído um jogo para cada um deles.
O resultado desta oficina será exposto na BMFC, na primeira semana de Julho, aquando da Mostra Concelhia de Bibliotecas Escolares.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Semana da Europa e da Música

Celebrou-se na escola a Semana da Europa e da Música. Esta foi uma actividade realizada em parceria com a biblioteca e as disciplinas de Educação Musical e Geografia.
A semana começou com uma exposição na biblioteca sobre a União Europeia, a adesão dos Países membros, os países candidatos a aderir, o Tratado de Lisboa e ainda sobre o hino Europeu e a sua história. As turmas fizeram visita a esta exposição, com a professora de Geografia ou de Formação Cívica, e, no final da visita preencheram um pequeno questionário sobre os conhecimentos adquiridos.
Foram ainda expostos no átrio de entrada da escola os trabalhos feitos pelos alunos do CEF (panificação) com a descrição dos Países aderentes à União europeia, na disciplina de Cidadania e Mundo Actual.

No sentido de aliar a música à União Europeia, e sendo comemorado o Dia da Europa no dia 9, a professora de Educação Musical deslocou-se à Banda de Música de Carregosa, para convidar os alunos pertencentes a este agrupamento a tocar para toda a comunidade escolar o hino da Europa (9ª sinfonia de Beethoven).
No intervalo da manhã, alunos de 1º,2º e 3º ciclos, juntaram-se no átrio da escola para apresentação musical do referido hino que deliciou a assistência.
Foi uma experiência enriquecedora para a comunidade escolar, porque para além de se ter tido oportunidade de passar um momento diferente, também se aprendeu que o hino Europeu não tem letra, pois a música é uma linguagem universal e, só por si, obtém o mesmo efeito de como se fosse cantada.

Fotos do encontro com Sandra Pinto





segunda-feira, 12 de maio de 2008

Encontro com a escritora Sandra Pinto

A ESCRITORA SANDRA PINTO NA EB 2,3 DE CARREGOSA

Foi no dia 8 de Maio que a Escola Básica 2,3 teve o privilégio de acolher a jovem escritora de Póvoa de Varzim, a quem a professora Ana Paula Pinho, elemento do Conselho Executivo, deu as boas vindas e agradeceu a sua presença na nossa escola.
Sandra Pinto gosta de escrever, nos seus tempos livres, para um público jovem. A última das suas obras da colecção “Clube das Amigas”, intitulada A minha vida está de pernas para o ar retrata o dia-a-dia de uma adolescente, onde no dizer da escritora, qualquer problema se torna um drama.
O público-alvo foram alunos do 3º ciclo (7º e 8º anos e uma turma do 6º ano) a quem Sandra Pinto, entre outras coisas, transmitiu a ideia de que devemos ser persistentes quando queremos alcançar um objectivo. Este conselho veio a propósito da sua história como escritora em que teve o seu primeiro livro “na gaveta” uma vez que nenhuma editora se disponibilizou a publicá-lo. No entanto, perante a sua persistência, decidiu enviar uma mensagem por correio electrónico para a editora Presença, dizendo que achava que tinha um livro que, no seu entender, se encaixava na colecção “Clube das Amigas”. Qual não foi o seu espanto quando a referida editora lhe pediu para enviar o livro para apreciação e, inacreditavelmente, lhe comunicou que o iria publicar.
Outra das ideias por ela veiculada foi a importância da leitura como condição essencial para se escrever bem e cada vez com mais facilidade. Ela própria confessou o seu amor pela leitura e, consequentemente, pela escrita, que realiza a par da sua profissão no Instituto de Engenharia do Porto, no âmbito da Comunicação Social.
A sessão continuou com as questões colocadas pelos alunos, tendo muitos deles pedido para que a escritora autografasse as obras que foram adquirindo ao longo da semana e com a distribuição do endereço do seu blogue.
Este evento insere-se no Plano de Actividades da biblioteca escolar e contou com o apoio dos professores de Língua Portuguesa que, oportunamente, motivaram os seus alunos para a obra literária de Sandra Pinto, que apesar de não ser extensa, é de fácil leitura e apelativa para os jovens, por retratar situações que acontecem habitualmente nesta fase da sua vida.
Como é seu hábito, a coordenadora da biblioteca escolar, Graça Figueiredo, agradeceu às pessoas envolvidas na preparação desta actividade, assim como aos professores que acompanharam os alunos.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Encontro com o escritor Martz Inura



AS PALAVRAS ELUCIDATIVAS DO CARREGOSENSE EMÍDIO FERREIRA DE AGUIAR FORAM O ECO DA SUA VIVÊNCIA ASSOCIADA À GUERRA COLONIAL


Esta actividade preparada pela coordenadora da Biblioteca Escolar Graça Figueiredo, para os alunos do 6º e 9º anos, prendeu-se com o facto de Emídio Aguiar, ter servido duas vezes no exército português, nomeadamente no Ultramar (Cabinda, em Angola) e, por esse facto, estar habilitado a falar sobre a época que viveu antes e depois do 25 de Abril; ser um escritor e poeta carregosense (sob o pseudónimo Martz Inura) , cuja obra literária contempla a poesia – Sinfonias de 1 a 6 – e prosa, o romance “Um sonho secular”.
A abertura da palestra foi feita pelo Presidente do Conselho Executivo, Manuel Santos, que começou por agradecer a presença deste ilustre convidado, tecendo palavras de apreço pelo seu percurso admirável, pessoal e profissional que, apesar das vicissitudes pelas quais passou na sua vida, conseguiu concluir o Curso de Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, fazer carreira como oficial do Exército Português e ser um escritor cuja obra de literatura portuguesa fala por si. Simultaneamente solicitou aos alunos para falarem com os seus familiares sobre essa época, no sentido de lhes transmitirem a mensagem de uma pessoa conhecedora daquilo que se passou, desde a preparação da acção militar, a chamada “Revolução dos Cravos”, até à sua conclusão bem sucedida, com a rendição de Marcelo Caetano.
Emídio Aguiar começou a palestra solicitando a um dos alunos para distribuir pelos presentes um documento alusivo à comemoração do 25 de Abril, contendo a letra das canções evocativas do mesmo, assim como cravos vermelhos – flor simbólica desta data.
As palavras-chave para que se referiram à época antes do 25 de Abril foram: liberdade (que não existia), amor (tema da maioria das canções, usado como fuga à censura), desigualdade dos direitos entre homens e mulheres e medo. Para concretizar esta explicação os alunos tiveram a oportunidade de ouvir as canções de Simone de Oliveira, Luís Góis, Adriano Correia de Oliveira e Sérgio Godinho.
Seguidamente Emídio explicou, em linhas gerais, os planos para o golpe de estado, em que Otelo Saraiva de Carvalho comunica que as operações militares se iniciariam às 03.00h do dia 25 de Abril e entrega, a capitães mensageiros, sobrescritos fechados contendo as instruções para as acções a desencadear na noite de 24 para 25.
Explicou também que a música “E Depois do Adeus” de Paulo de Carvalho, transmitida pelos Emissores Associados de Lisboa no dia 24 de Abril pelas 22:55 horas, foi a senha usada como sinal de que as operações para o 25 de Abril estavam em curso. Outra das músicas, associada a esta data é “Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso, que desta vez teve o papel de senha usada para o desencadeamento da revolução.
As explicações eram intercaladas com a audição das respectivas músicas.
Houve ainda tempo para os alunos colocarem algumas perguntas ao escritor, preparadas nas aulas de História.
Foi de forma entusiasmante que os alunos partilharam aqueles momentos evocativos das etapas mais marcantes do 25 de Abril.
Finalmente, e por ser o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, Martz Inura ofereceu uma

das suas obras “Sinfonias Incompletas” aos três melhores alunos de cada ano (6º e 9º).
A coordenadora da Biblioteca agradece o empenho das Auxiliares de Acção Educativa da Equipa, bem como a todos os professores que se envolveram nesta actividade.




sexta-feira, 2 de maio de 2008

Fotos Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor





Dia Mundial do livro e dos direitos de autor

Durante o mês de Abril, a Biblioteca da EB 2,3 de Carregosa, em parceria com a Biblioteca Cândida Reis, da EB 2,3 de Cucujães, promoveu a acção “Um livro por uma flor”.
Assim, todos os membros desta comunidade educativa puderam oferecer um livro, usado ou não, à biblioteca e, em troca receber uma flor e um marcador de livros alusivo à efeméride.
Esta troca foi efectuada no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, tendo a biblioteca escolar recebido quarenta livros o que significa que esta iniciativa teve bastante adesão por parte de alunos, professores e funcionários da nossa escola.
Os utilizadores da biblioteca escolar e a sua coordenadora, Graça Figueiredo, agradecem a oferta destes livros que irão permitir partilhar o prazer que outros tiveram, outrora, em ler aquele livro que se encontrava arrumado nas prateleiras das suas estantes!
Esta ideia baseou-se na decisão da UNESCO ter escolhido o dia de S. Jorge, dia 23 de Abril, para celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. É que essa data está associada à tradição catalã da troca de uma flor (uma rosa) por um livro entre cavalheiros e damas e à data do falecimento de escritores notáveis como Shakespeare e Cervantes a 23 de Abril de 1616.
No entanto, a flor escolhida foi um cravo vermelho uma vez que nesse dia houve uma palestra proferida por Emídio Aguiar sobre o 25 de Abril. Desse modo, pôde-se aliar a comemoração de duas datas dignas de serem assinaladas.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Estafeta de Leitura

Passou pela biblioteca da nossa escola, na quinta-feira, dia 17 de Abril, a estafeta da leitura.
Esta foi uma actividade da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis que teve início no dia 2 de Abril (Dia Internacional do Livro Infantil) e encerrou no dia 23 do mesmo mês, quando se comemorou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de autor.
A contadora que nos trouxe a estafeta pertencia à escola EB1 de Palmaz e contou a todos os presentes "A bela e o monstro". Depois da passagem do testemunho, foi a vez de ouvir "O rato solteiro" pela voz da AAE Raquel Pinho e pela turma do 7ºD, que em parceria com a Prof. Ana Campos, fizeram sombras chinesas para animar a história.
Esta apresentação foi ainda repetida no sábado, dia 19, na junta de freguesia Oliveirense e desta vez e testemunho foi passado ao Sr. Carlos, responsável pelo GOTA, que nos presenteou com a encenação da história "A redenção da fonte".
Esta actividade culminou num serão de contos, realizado nas instalações da BMFC, com a junção das histórias de todas as instituições.
Foi uma actividade longa mas bastante engraçada!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Fotos do encontro com Danuta





Encontro com Ilustradora Danuta Wojcichowska

A EB 2,3 DE CARREGOSA, TEVE A OPORTUNIDADE DE “VIVER” A AVENTURA DO MUNDO DA ILUSTRAÇÃO DOS LIVROS INFANTO-JUVENIS

Esta ilustradora elucidou os alunos do 4º, 5º e 7º anos sobre as partes principais de um livro, capa, contracapa, lombada, badanas … assim como do processo de ilustração de um livro que, para além de utilizar ferramentas como lápis, cores, papel, computador, faz uso sobretudo de muita imaginação. Além disso, não dispensa um diálogo permanente com o autor da obra que se está a ilustrar no momento.
Os livros utilizados para explicar a técnica da ilustração foram “Ynari, a menina das cinco tranças”, cujo autor é Ondjaki e “O gato e o escuro”, de Mia Couto.
Os alunos do 4º ano leram a primeira das obras durante o segundo período, no âmbito do Plano Nacional da Leitura. No entanto sabiam ainda recontar muitos dos pormenores da história que trata de uma menina, que para conseguir fazer com que cinco aldeias africanas acabassem com a guerra, se vai desfazendo de cada uma das cinco tranças.
A ilustradora fez um paralelo do cenário vivido pela Ynari com o da sua família, cujo pai, polaco, teve de ir com a sua família para o Canadá, na altura da II Guerra Mundial. A sua vida repartiu-se pelo Canadá e Suiça, país originário de sua mãe, acabando por vir viver para Portugal devido ao seu casamento com um português.
No caso da segunda obra a temática foca o medo como um sentimento que, embora no caso concreto dissesse respeito a um gato, pode existir também, em certas situações, dentro de cada um de nós.
Para além desses temas a ilustradora abordou a interculturalidade, por ser o seu Ano Europeu e, porque segundo ela, na maioria das escolas que visita, existem cada vez mais alunos de diferentes culturas, o que, se por um lado, é um obstáculo para a compreensão dos hábitos e costumes de cada um, por outro, pode ser enriquecedor pela via da partilha e da permuta de informações sobre os diferentes modos de viver e de encarar a vida no seu todo.
É de referir que esta actividade foi preparada em conjunto pelas coordenadoras da Biblioteca da EB 2,3 de Carregosa, Graça Figueiredo e biblioteca Cândida Reis, da EB 2,3 Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães, Isabel Pardal. Essa parceria foi mais notória na realização de “cocas”, cujo design gráfico foi da autoria do professor Paulo Monteiro, da escola nomeada em segundo lugar.
Depois de distribuídos nas salas de aula, os alunos puderam responder às perguntas sobre as obras lidas e, assim, recordar alguns episódios das mesmas.
Agradece-se a disponibilidade da ilustradora se deslocar de Lisboa até ao nosso concelho de Oliveira de Azeméis, à presença do director do Cenforaz, Dr. José Rosa, no referido encontro, e ao seu apoio na prontidão com que nos forneceu o material necessário (cartazes e cocas).

Fotos Semana da Leitura






quinta-feira, 10 de abril de 2008

Semana da Leitura

Semana da leitura
2ª edição foi bem acolhida por todo o Agrupamento

A semana de 3 a 7 de Março foi muito atarefada mas simultaneamente divertida, tendo nela participado os professores, AAE e alunos de todo o agrupamento nomeadamente na actividade “Minuto de Leitura”. É de referir que esta iniciativa foi preparada em parceria com a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, o Cenforaz e todos os Agrupamentos do concelho de Oliveira de Azeméis. As leituras foram escolhidas pelos professores de cada agrupamento, lidas no dia 3 de Março às 9h e 30m, em todas as escolas, sendo que nas escolas sede, houve leitura para os adultos na sala de professores, na secretaria, cantina, e sala de convívio de alunos.
O objectivo final será a publicação de um áudio - livro com as histórias e ilustradas por todas as entidades envolvidas.
Nesse mesmo dia foi apresentado por uma turma do 9º ano um sketch “Os marcos da História” e foram oferecidos aos nossos estudantes calendários com poesias em sua homenagem.
Outras actividades a destacar foram: “Leitura – surpresa” levada a cabo por pessoas de outras nacionalidades, nomeadamente professores, AAE e E.E. que leram, à sua maneira, histórias por elas seleccionadas para reforçar o espírito da interculturalidade.
Houve também adesão por parte de outras convidadas (E. E., professores aposentados do 1º ciclo) para animarem e dramatizarem histórias que fizeram desta semana uma festa à volta do livro e da leitura.
Foi igualmente organizada na Biblioteca Escolar uma exposição sobre autores de expressão de Língua Portuguesa apresentada num placar e passada em todos os computadores em powerpoint. Seguidamente foi preenchido um questionário sobre esta informação e apurados os 3 vencedores: Ana Raquel Bastos, Cláudia Silva e João Sousa, todos alunos do 7º A, os quais receberam CD/DVD-rom gratuitamente oferecidos pela Porto Editora.
Finalmente reservou-se o último dia para celebrar antecipadamente o Dia Internacional da Mulher (8 de Março) com a passagem de um filme e um powerpoint com as biografias de mulheres que se evidenciaram nas várias áreas. Este trabalho foi feito em parceria com a EB 2,3 Dr. Ferreira da Silva e Escola Secundária Soares de Basto.
A coordenadora da Biblioteca Escolar agradece às entidades que apoiaram esta iniciativa: PNL, BMFC, Cenforaz, Porto Editora, a todas as escolas do agrupamento, professores, alunos e AAE, e, a todos os que participaram neste evento.