terça-feira, 24 de janeiro de 2012

27 de janeiro - Dia para recordar as vítimas do Holocausto

27 de janeiro é o Dia Internacional de Memória do Holocausto. Um dia para não esquecer as vítimas do regime nazi: seis milhões de judeus mas também milhares de ciganos e homossexuais.

O horror vivido por homens, mulheres e crianças deportadas de toda a Europa para os campos de concentração, entre eles Auschwitz-Birkenau, na Polónia, libertado pelas tropas soviéticas, precisamente, a 27 de janeiro de 1945.
A ONU instituiu a data em 2005 para manter viva a memória, uma missão na origem do museu israelita do Holocausto. O Yad Vashem tenta hoje chegar ao máximo de público possível e a internet é a solução. Juntou-se à Google num projeto para facilitar o acesso a documentos e fotografias dos seus arquivos e criou uma página em língua farsi, para contrabalançar as declarações negacionistas do presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad.
Em 2010, a Assembleia da República portuguesa resolveu associar-se à comemoração internacional, consagrando o dia 27 como dia de Memória do Holocausto. 


As atividades a serem implementadas na tua biblioteca, no próximo dia 27, sexta-feira, são:


- Mostra de fundo documental (livros, DVDs...) alusivo a esta temática, constante do boletim bibliográfico sobre o Holocausto (também disponível neste blogue);
- Apresentação do Powerpoint "Dia internacional em memória das vítimas do Holocausto", nos intervalos;
- Visionamento do filme "O rapaz do pijama às riscas", à hora do almoço.



Sem comentários: