quinta-feira, 1 de março de 2012

Viagem pela leitura

Foi com entusiasmo que o escritor Pedro Seromenho conduziu os alunos do 1º ciclo de Centro Escolar de Azagães e da EB 1 de Pindelo, ao interior dos seus livros, recorrendo às belas ilustrações que lhes ia mostrando e às palavras narradas com uma boa dose de magia.
O escritor confessou fazer o que realmente gosta: escrever e ilustrar! No entanto, não dispensa a partilha das suas histórias com os alunos, que muito aprecia e valoriza.
A pequenada acolheu o conselho de Pedro: para se ser escritor, há que primeiro ser leitor! 

Os desenhos que Pedro foi fazendo ao longo das sessões, a partir das sugestões das crianças, mereciam comentários como: “Uau! Que bonito!”; “Desenha muito bem!”
Os trabalhos apresentados pelos alunos, sob orientação dos seus professores, em articulação com os professores das Áreas de Enriquecimento Curricular (Música e Expressão Plástica) foram muito diversificados: canções, desenhos, entrevistas e dramatizações. Estas últimas foram feitas na sessão que decorreu na EB 1 de Pindelo, com base nas obras da coleção "Reciclomania": "Maria Botelha", "Felismina Cartolina" e "O palahaço avaria", onde os cenários, os adereços e a lição bem estudada por parte dos alunos sensibilizaram o escritor que prometeu voltar ao nosso agrupamento!
A professora bibliotecária Graça agradece o envolvimento de todos: professores, alunos e assistentes operacionais!



Sem comentários: