quinta-feira, 14 de março de 2013

Convidado da Leitura: Manuel Aguiar


Ainda no âmbito da Semana da Leitura, a Biblioteca teve o privilégio de acolher o Sr. Manuel Aguiar, carteiro aposentado, que descreveu ao 6º A a sua experiência no tempo da Guerra Colonial. Era uma época em que a carta era uma espécie de "Pai Natal" para os soldados que viviam longe das famílias e num ambiente frio, típico de uma guerra. O Sr. Manuel era quem lia as cartas a muitos soldados que, naquela época, não sabiam ler. Foi igualmente bastante interessante poder ver um aerograma da época, forma gratuita dos soldados se corresponderem com a sua família.


Relativamente à sua experiência como carteiro, na zona da Serra da Freita, o Sr. Manuel relatou um episódio bastante original: as pessoas a quem distribuía o correio, valorizavam tanto o trabalho do carteiro que estabeleciam uma relação afetiva com ele, de tal modo, que cada habitante dessa zona se oferecia para lhe dar almoço, num dia específico. Fazendo uma comparação com os dias de hoje e usando a expressão que a maioria usa quando recebe uma carta: "mais uma carta com uma conta para pagar", verifica-se que as pessoas não aguardam o carteiro com o mesmo entusiamo que antigamente, em que havia o hábito de trocar correspondência, nomeadamente cartas pessoais, que tanto conforto e alegria traziam às pessoas. As únicas pessoas que ainda encaram a chegada da carta com alguma expectativa são os idosos, que esperam ansiosamente pela sua reforma.
Nestas fotos, o sr. Manuel mostra o exemplar de um aerograma, tipo de carta utilizado pelos soldados no tempo da Guerra Colonial, de forma gratuita.
A professora Graça agradeceu ao Sr. Manuel pelo facto de ter aceite o seu convite para se deslocar à biblioteca, assim como pela forma como expôs a sua experiência aos alunos que, naturalmente, saíram mais enriquecidos desta sessão!








Sem comentários: