sexta-feira, 8 de março de 2013

Diário da Semana de Leitura - 8 de março

Como Convidada da Leitura, a Dra. Ana Oliveira, chefe dos Correios de Oliveira de Azeméis, apresentou um filme ilustrativo da evolução dos CTT ao longo dos tempos até à atualidade. Seguidamente esclareceu algumas dúvidas colocadas pelos alunos do 8º B relativamente ao tempo que as cartas demoram a chegar ao destinatário, seja em Portugal, na Europa e noutros países de outros continentes. A Dra. Ana esclareceu que se for correio normal, uma carta demora cerca de 3 dias a chegar ao destino, se for em Portugal, 5 se for na Europa; no caso de correio prioritário, o chamado correio azul, diminuiu esse tempo para um e três dias respetivamente. Os alunos também quiseram saber o que acontece às cartas que não chegam a ser entregues devido a erros de morada; essas permanecem algum tempo na estação de onde foram enviadas e, caso ninguém as reclame, vão para o depósito das cartas "perdidas", onde passado um tempo razoável serão destruídas.
Houve tempo ainda para conversar sobre as cartas registadas (com ou sem aviso de receção), que são aquelas cujo remetente necessita de comprovação da sua entrega. 
Os alunos ficaram a saber que os CTT são, neste momento, o único serviço existente em Portugal que entrega correspondência (o selo de uma carta normal custa 0,32 cêntimos tanto para a mesma localidade do remetente, como para a Madeira ou Açores), havendo, no entanto, empresas concorrentes que entregam encomendas prioritárias.
As Surpresas de Leitura do dia foram o Pablo Neruda e Fernando Pessoa, representados pelos alunos Miguel, do 6º B e Pedro do 7º A. Estes leram as cartas de amor destas duas personalidades na biblioteca, no 6º B, 6º C, 7º C e 8º B.




Sem comentários: