quinta-feira, 7 de março de 2013

Diário da Semana da Leitura - 7 de março

Hoje a Surpresa de Leitura trouxe-nos duas personagens que viveram uma história de amor trágica: Simão e Teresa da obra "Amor de perdição", de Camilo Castelo Branco, dramatizadas pelos alunos Pedro Cruz e Diana Reis, do 9º C.
Como Convidado de Leitura, os alunos do 8º A e do 9º A tiveram o privilégio de ouvir o Presidente da Junta de Freguesia de Carregosa, Diamantino Melo que fez uma retrospetiva das missivas trocadas em tempos de guerra, os aerogramas, esclarecendo os alunos que os mesmos eram gratuitos e eram usados na comunicação dos soldados com as suas famílias. Falou igualmente do serviço de troca de correspondência, criado nesses tempos difíceis, designado SPM (Serviço Postal Militar). Seguidamente, este ilustre convidado apresentou algumas cartas, escritas em contextos diversificados, assim como crónicas com teor didático, as quais captaram a atenção dos alunos e docentes que os acompanhavam.
Foi mais um dia em que a carta esteve em destaque (leitura das cartas trocadas entre Simão e Teresa e as que o Sr. Diamantino apresentou).



Sem comentários: