sexta-feira, 2 de maio de 2008

Dia Mundial do livro e dos direitos de autor

Durante o mês de Abril, a Biblioteca da EB 2,3 de Carregosa, em parceria com a Biblioteca Cândida Reis, da EB 2,3 de Cucujães, promoveu a acção “Um livro por uma flor”.
Assim, todos os membros desta comunidade educativa puderam oferecer um livro, usado ou não, à biblioteca e, em troca receber uma flor e um marcador de livros alusivo à efeméride.
Esta troca foi efectuada no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, tendo a biblioteca escolar recebido quarenta livros o que significa que esta iniciativa teve bastante adesão por parte de alunos, professores e funcionários da nossa escola.
Os utilizadores da biblioteca escolar e a sua coordenadora, Graça Figueiredo, agradecem a oferta destes livros que irão permitir partilhar o prazer que outros tiveram, outrora, em ler aquele livro que se encontrava arrumado nas prateleiras das suas estantes!
Esta ideia baseou-se na decisão da UNESCO ter escolhido o dia de S. Jorge, dia 23 de Abril, para celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. É que essa data está associada à tradição catalã da troca de uma flor (uma rosa) por um livro entre cavalheiros e damas e à data do falecimento de escritores notáveis como Shakespeare e Cervantes a 23 de Abril de 1616.
No entanto, a flor escolhida foi um cravo vermelho uma vez que nesse dia houve uma palestra proferida por Emídio Aguiar sobre o 25 de Abril. Desse modo, pôde-se aliar a comemoração de duas datas dignas de serem assinaladas.

Sem comentários: