terça-feira, 13 de maio de 2008

Semana da Europa e da Música

Celebrou-se na escola a Semana da Europa e da Música. Esta foi uma actividade realizada em parceria com a biblioteca e as disciplinas de Educação Musical e Geografia.
A semana começou com uma exposição na biblioteca sobre a União Europeia, a adesão dos Países membros, os países candidatos a aderir, o Tratado de Lisboa e ainda sobre o hino Europeu e a sua história. As turmas fizeram visita a esta exposição, com a professora de Geografia ou de Formação Cívica, e, no final da visita preencheram um pequeno questionário sobre os conhecimentos adquiridos.
Foram ainda expostos no átrio de entrada da escola os trabalhos feitos pelos alunos do CEF (panificação) com a descrição dos Países aderentes à União europeia, na disciplina de Cidadania e Mundo Actual.

No sentido de aliar a música à União Europeia, e sendo comemorado o Dia da Europa no dia 9, a professora de Educação Musical deslocou-se à Banda de Música de Carregosa, para convidar os alunos pertencentes a este agrupamento a tocar para toda a comunidade escolar o hino da Europa (9ª sinfonia de Beethoven).
No intervalo da manhã, alunos de 1º,2º e 3º ciclos, juntaram-se no átrio da escola para apresentação musical do referido hino que deliciou a assistência.
Foi uma experiência enriquecedora para a comunidade escolar, porque para além de se ter tido oportunidade de passar um momento diferente, também se aprendeu que o hino Europeu não tem letra, pois a música é uma linguagem universal e, só por si, obtém o mesmo efeito de como se fosse cantada.

15 comentários:

Anónimo disse...

Achei engraçado isso da semana da EUROPA porque tinha muitos instrumentos e foram muito bem tocados. Eu estive a ver e achei muito bonito ver crianças de 7 e 8 anos a tocar corneta, clarinete, saxofone e entre outros instrumentos.

Anónimo disse...

Os do 5ºB não viram o espectáculo.
A professora de Língua portuguesa e inglês não avisou que havia. Mas a Professora de música avisou a professora de português.

Anónimo disse...

Gostei , estava bonito. Fiquei a conhecer o hino da Europa.
Rui Pedro ... 6º C

Anónimo disse...

Gostei muito da actividade que decorreu na semana da Europa. Achei muito interesseante, e aprendi a tocar melhor em grupo com outros instrumentos.
Gostei da maestra (e professora) que nos esteve a ajudar e a organizar.
Maria Correia Marques,4ºano,
aluna da Banda de Música

Anónimo disse...

Gostei muito de participar nesta actividade. Adorei a professora e um dia gostava de ser como ela, uma professora de educação musical...
Sempre que precisar de mim para alguma coisa é só chamar!!

Anónimo disse...

Eu gostei muito desse dia, gostei muito da professora. Pode contar sempre comigo.

Anónimo disse...

eu estou a gostar muito deste blog


Catia Andreia Rodrigues Almeida 7ºB Nº7

Anónimo disse...

Eu achei que o Hino da Europa foi bem tocado mas teve um erro que houve uma turma do 5º ano não foi ver.
Todas as turmas da escola de Carregosa foram ver menos uma turma do 5ºano. Eu vi e até ajudei duas meninas a segurar o papel da música

Júlio 5ºC nº16

Anónimo disse...

A Mariana Costa avisou a toda a gente que o 5ºB NÃO VIU O ESPECTÁCULO

Anónimo disse...

achei engraçado porque havia uma rapariga a tocar corneta e estava toda vermelha quase que rebentava. . . .mas continuo a achar que a parte do fim foi a melhor!!!porque acabou!!!

Anónimo disse...

Aprendi o hino da Europa. Foi muito bom e aprendi muito com isso.

Anónimo disse...

Simão 5ºC:

Eu gostei muito de conhecer o hino da Europa e de ouvir os alunos do 6ºB a tocá-la

Anónimo disse...

gostei muito do espetaculo

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.