segunda-feira, 12 de maio de 2008

Encontro com a escritora Sandra Pinto

A ESCRITORA SANDRA PINTO NA EB 2,3 DE CARREGOSA

Foi no dia 8 de Maio que a Escola Básica 2,3 teve o privilégio de acolher a jovem escritora de Póvoa de Varzim, a quem a professora Ana Paula Pinho, elemento do Conselho Executivo, deu as boas vindas e agradeceu a sua presença na nossa escola.
Sandra Pinto gosta de escrever, nos seus tempos livres, para um público jovem. A última das suas obras da colecção “Clube das Amigas”, intitulada A minha vida está de pernas para o ar retrata o dia-a-dia de uma adolescente, onde no dizer da escritora, qualquer problema se torna um drama.
O público-alvo foram alunos do 3º ciclo (7º e 8º anos e uma turma do 6º ano) a quem Sandra Pinto, entre outras coisas, transmitiu a ideia de que devemos ser persistentes quando queremos alcançar um objectivo. Este conselho veio a propósito da sua história como escritora em que teve o seu primeiro livro “na gaveta” uma vez que nenhuma editora se disponibilizou a publicá-lo. No entanto, perante a sua persistência, decidiu enviar uma mensagem por correio electrónico para a editora Presença, dizendo que achava que tinha um livro que, no seu entender, se encaixava na colecção “Clube das Amigas”. Qual não foi o seu espanto quando a referida editora lhe pediu para enviar o livro para apreciação e, inacreditavelmente, lhe comunicou que o iria publicar.
Outra das ideias por ela veiculada foi a importância da leitura como condição essencial para se escrever bem e cada vez com mais facilidade. Ela própria confessou o seu amor pela leitura e, consequentemente, pela escrita, que realiza a par da sua profissão no Instituto de Engenharia do Porto, no âmbito da Comunicação Social.
A sessão continuou com as questões colocadas pelos alunos, tendo muitos deles pedido para que a escritora autografasse as obras que foram adquirindo ao longo da semana e com a distribuição do endereço do seu blogue.
Este evento insere-se no Plano de Actividades da biblioteca escolar e contou com o apoio dos professores de Língua Portuguesa que, oportunamente, motivaram os seus alunos para a obra literária de Sandra Pinto, que apesar de não ser extensa, é de fácil leitura e apelativa para os jovens, por retratar situações que acontecem habitualmente nesta fase da sua vida.
Como é seu hábito, a coordenadora da biblioteca escolar, Graça Figueiredo, agradeceu às pessoas envolvidas na preparação desta actividade, assim como aos professores que acompanharam os alunos.

Sem comentários: